Quem não quer um belo sorriso branquinho e alinhado, não é mesmo?
A busca por procedimentos estéticos nos dentes é cada vez maior e o clareamento dental é sucesso entre eles.
Muitas informações falsas são compartilhadas sobre isso, então fizemos esse post contando alguns mitos e verdades sobre o clareamento dental:
– Clareamento dental danifica o dente.
MITO. Ao contrário do que algumas pessoas acreditam, o clareamento dental realizado por um profissional habilitado não danifica o esmalte dentário – a camada de proteção do dente, nem outra parte da estrutura do dente.
O que pode acontecer é o aumento da sensibilidade do dente, que tende a passar em alguns dias.
– As próteses e restaurações também serão clareadas durante o procedimento.
MITO. Próteses e restaurações são feitas de um material muito resistente e o gel clareador não tem a capacidade de interferir em suas cores. Mas poderá ser necessário trocar as próteses e restaurações, caso eles fiquem muito escuros em comparação com o novo tom dos dentes clareados.
– É necessário cuidar da alimentação durante o tratamento.
VERDADE. Para manter o resultado do tratamento por mais tempo é necessário que o paciente cuide da sua alimentação e evite alimentos ácidos ou que contenham muito corante em sua composição. Exemplo: café, vinho tinto, beterraba, açaí, frutas cítricas em excesso, dentre outros. Esses alimentos não são proibidos, porém o consumo frequente vai impactar no resultado do tratamento.
OBSERVAÇÃO: também é indicado que fumantes parem o consumo de cigarro, para evitar as manchas nos dentes.
– Qualquer pessoa pode fazer clareamento dental.
MITO. Esse tratamento não é recomendado para qualquer pessoa e o dentista deve ser consultado para avaliar cada caso. Não deixe de responder a todas as perguntas do seu dentista, para garantir que o procedimento será feito com segurança.
Pacientes com menos de 12 anos, grávidas, lactantes e portadores de algumas doenças, são exemplos de pessoas que não devem realizar o clareamento dental.
– Pastas de dente clareadoras conseguem o mesmo resultado do clareamento no consultório.
MITO. Algumas pastas de dente identificadas como branqueadoras/clareadoras são mais abrasivas do que cremes dentais comuns. Por causa disso elas podem retirar manchas superficiais e deixar os dentes levemente mais brancos.
Porém elas não são capazes de causar o mesmo efeito do clareamento dental realizado por um profissional.
– Receitas caseiras podem danificar os dentes.
VERDADE. Receitas caseiras costumam usar produtos muito abrasivos, capazes de prejudicar o esmalte dentário, como limão, bicarbonato de sódio e outros. Também podem causar sangramento na gengiva, machas, queimaduras e inflamação.
Portanto, sempre consulte um dentista para saber o melhor tratamento para o seu caso.
– Os dentes sempre ficarão brancos após o tratamento.
MITO. Existe diferença entre clareamento e branqueamento dental. No clareamento, os dentes voltam o máximo possível à cor original, mas não podemos esquecer que existem diversos tons naturais de dente e nem todos são muito brancos.
– O tratamento só deve ser feito em dentes saudáveis.
VERDADE. Antes de cuidar da estética é necessário cuidar da saúde dos dentes e gengivas, para que o procedimento funcione em todo o dente e para evitar qualquer tipo de dano na estrutura dentária e nas gengivas.
– Não se deve fazer clareamento caseiro sem consultar um profissional antes.
VERDADE. O profissional sempre deve ser consultado sempre para avaliar os riscos do tratamento para os dentes do paciente. Os riscos aumentam principalmente em pessoas com desgaste dos dentes na região próxima à gengiva.
– O dente pode escurecer novamente?
VERDADE. Os dentes podem escurecer ou apresentar manchas, por causa dos alimentos pigmentados, sejam eles naturais ou com corantes artificiais. Além de escolher com cuidado o tipo de alimentos e a frequência no consumo, é importante realizar manutenções periódicas, de acordo com a recomendação do dentista.