Criar hábitos com as crianças nem sempre é fácil, ainda mais com tarefas que elas costumam achar chatas, como escovar os dentes. Porém, este cuidado diário com a saúde bucal precisa estar presente na vida delas desde cedo, e existem diversas formas de tornar este momento mais divertido e interessante para os pequenos.
FERRAMENTAS
Para que este momento seja mais divertido você pode envolver a criança em todas as etapas do processo. A primeira coisa será providenciar as ferramentas necessárias para esta tarefa:
- Leve a criança a uma loja para que ela escolha sua própria escova de dentes, normalmente elas amam as que possuem estampa de personagens. Ofereça apenas as opções que possuam um tamanho adequado de acordo com a boca de cada criança, que possua a cabeça pequena para alcancar até o último dente, e de cerdas macias.
- Dependendo da altura da criança é recomendado colocar um banquinho em frente à pia, assim ela poderá escovar os dentes com mais segurança e conforto, sem que um adulto a segure e sem risco de queda ou acidentes.
- Escolha um creme dental que possua flúor – cerca de 1100 ppm, pois uma concentração mais baixa não é eficiente. OBS: Desde que a criança não engula a pasta durante a escovação, pois o flúor em acesso poderá causar alteração de cor no dente.
- O fio dental também é indicado para crianças, principalmente as que possuem os dentes muito juntinhos, pois a escova não conseguirá alcançar os cantos.
- Separe um copo para o enxague após a escovação, assim a criança terminará de limpar a boca e os resíduos de creme dental com facilidade.
COMO REALIZAR A HIGIENE
Crianças aprendem mais com exemplos e gostam de imitar os pais e outros adultos. Já pensou em escovar os seus dentes junto com eles e tornar esse momento algo especial entre vocês?
É indicado que a criança esteja acompanhada no momento da higiene bucal todos os dias, pelo menos até os 6 anos de idade ou adiquirir capacidade de higienizar a boca satisfatoriamente sozinha. Ensine todas as etapas e incentive a independência, mas sempre fiscalize se a limpeza está sendo feita corretamente. Siga estas orientações:
- A higiene deve ser feita após todas as refeições, mas caso não seja possível, que sejam feitas 3 escovações: ao acordar, depois do almoço e antes de dormir;
- Use uma quantidade pequena de creme dental e oriente a criança a não engolir o creme ou a espuma;
- Limpe todas as superfícies do dente: por dentro, por fora e na superfície de mastigação;
- Nos primeiros anos passe o fio dental na criança, com delicadeza para não machucar a gengiva;
- Encha um copo de água e o ajude a enxaguar a boca e cuspir todo o conteúdo sem engolir.
HIGIENE BUCAL DE BEBÊS
Mesmo antes dos dentinhos nascerem você pode higienizar a gengiva e língua do seu bebê. Umedeça uma gaze ou fralda com água filtrada ou fervida e enrole o tecido no seu dedo indicador. Passe o dedo suavemente pela gengiva, bochecha e língua do bebê. Tenha cuidado para não colocar o dedo na parte mais funda da língua, pois assim causará náuseas e incômodo.
Depois que os dentes nascerem você pode realizar a limpeza com uma escova que encaixa no dedo (também conhecida como dedeira).
ODONTOPEDIATRA
Assim que aparecer o primeiro dente de leite, ou até o primeiro aniversário do bebê, leve-o a um odontopediatra. O profissional vai fazer uma avaliação, tirar suas dúvidas e dar todas as orientações necessárias sobre o cuidado com os dentinhos do bebê. Além disso, o acompanhamento regular com um dentista permite a identificação precoce de problemas e faz com que a criança se acostume desde cedo a cuidar da sua saúde bucal.
Importante: Muitas pessoas têm medo de ir ao dentista. Se você for uma dessas pessoas, não fale disso com o seu filho, escolha um profissional de confiança que te passe tranquilidade e faça deste momento algo agradável, assim a criança tenderá a encarar as visitas ao dentista de forma natural e sem medo.