Logo Help Dente

Conteúdo sobre odontologia

Meu dente está doendo! O que fazer e o que não fazer

A dor de dente é uma das mais desagradáveis que podemos sentir, e isso acontece porque muitas dessas dores são causadas por problemas na parte interna do dente, onde são encontradas terminações nervosas altamente sensíveis à dor. Essas dores sempre possuem uma causa, por isso é necessário identificá-la para resolver de forma definitiva, e não apenas com remédios que aliviem a dor temporariamente.

CAUSAS COMUNS DA DOR DE DENTE

Para descobrir a causa das suas dores é necessário ir a um dentista. Apenas ele poderá dar um diagnóstico correto e sugerir o melhor tratamento. Algumas causas comuns para as dores de dente são:

  • Cárie dentária;
  • Queda de uma obturação antiga;
  • Alimentos presos nos dentes;
  • Bruxismo;
  • Doenças na gengiva;
  • Desgaste do esmalte dentário;
  • Deslocamento e erupção de dente.

DOR QUE VEM E VAI

Uma coisa muito comum são as dores de dente que aparecem, desaparecem e um tempo depois voltam a aparecer. Isso costuma acontecer, por exemplo, com dores que respondem a estímulos temporários, como frio, calor ou açúcar.

O perigo dessa situação – além de prolongar o sofrimento – é o adiamento da visita ao dentista, pois assim que a dor passa, tendemos a esquecer ou adiar a busca pelo diagnóstico. Dessa forma, a causa da dor tende a piorar, assim como a intensidade e frequência das dores. E conforme o tempo passa, o tratamento que poderia ser mais simples pode se tornar complexo.

COMO ALIVIAR A DOR DE DENTE

A única forma de acabar com as dores de dente de vez é visitando um profissional que vai iniciar o tratamento correto. Quando o dente começar a incomodar, siga essas duas dicas:

  • Higienize os dentes.
    Faça uma boa higienização com fio dental e escova de dente, com delicadeza para não incomodar ainda mais a região sensibilizada. O fio dental é indispensável para retirar os restos de alimento que podem estar presos entre os dentes, causando inflamação e, consequentemente, dores;
  • Eleve a cabeça.
    Manter a cabeça elevada ajuda a reduzir o fluxo de sangue para o dente inflamado. Mais sangue pode causar mais inchaço e dor. Caso precise se deitar, coloque um travesseiro um pouco mais alto.

O QUE NÃO FAZER

A dor de dente pode ficar tão intensa que aceitamos qualquer dica que ofereça promessa de alívio, certo? Porém muito do que ouvimos por aí não ajuda na dor e, pior, ainda podem agravar o problema no seu dente.

  • Não pingue dipirona ou outra substância no dente.
    A dipirona não foi feita para ser aplicada diretamente no corpo. Além de não ajudar na dor, pode causar queimaduras e agravar o problema dentário. Se não foi orientado pelo dentista, nunca pingue nada em um dente dolorido, seja medicamento ou outra substância.
  • Não passe alho na região dolorida.
    O alho possui diversas propriedades medicinais, mas não é recomendado que seja passado na boca ou dente doloridos. Ele pode causar irritação e queimaduras no local.
  • Não se automedique.
    Tomar remédio por conta própria pode ser muito perigoso e causar reações adversas. Não tome medicamentos sem orientação médica, principalmente antibióticos.

Como já falamos, assim que sentir dor nos dentes, marque uma visita ao dentista. Dependendo do nível da dor essa visita deve ser feita o mais rápido possível.

Caso não consiga marcar com o seu dentista de confiança, ou precise de um atendimento de urgência, entre em contato com a Help Dente 24h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?