AFINAL, O QUE É UMA CÁRIE?
É uma doença bacteriana que causa a destruição dos tecidos dentais.
Quando uma pessoa come e não faz a higienização correta, deixa alguns resíduos de comida que grudam nos dentes. As bactérias que vivem na boca transformam esses resíduos em ácidos que corroem os dentes e abrem lesões.
Essas lesões são a cárie e podem aparecer em qualquer local do dente: na superfície, entre os dentes ou até em restaurações.
COMO AS CÁRIES APARECEM?
O principal fator para o aparecimento das cáries é a falta de higienização, pois com a escovação correta e o uso do fio dental, é possível eliminar os resíduos de alimentos. Porém, existem outros fatores que colaboram para o aparecimento das cáries, como:
- Baixa produção de saliva. A saliva ajuda a equilibrar a acidez da boca e também possui efeito protetor, pois sem ela aumenta a desmineralização do esmalte do dente, o que facilita o surgimento das cáries. A causa pode ser diversa, como por exemplo o hábito de respirar apenas pela boca ou tratamentos de quimioterapia.
- Condições pessoais. A composição da placa bacteriana e deficiências na produção do esmalte do dente são fatores que variam de pessoa pra pessoa e também aumentam a vulnerabilidade a cáries.
- Doenças na gengiva. O cuidado com as gengivas também são super importantes. Algumas doenças na gengiva podem fazer com que parte da raiz do dente fique exposta e com mais chance do desenvolvimento de cáries.
CURIOSIDADE: Pesquisadores da Universidade de Zurique avançaram em uma pesquisa que mostra que algumas pessoas possuem defeitos genéticos que propiciam o surgimento das cáries, mesmo que a higiene bucal seja adequada. O objetivo da pesquisa é entender como esse processo funciona, para buscarem formas de proteger os dentes contra as cáries.
Fonte: https://www.abo.org.br/noticia/por-que-algumas-pessoas-tem-caries-mesmo-cuidando-bem-dos-dentes
COMO IDENTIFICAR UMA CÁRIE
Os sintomas e sinais da cárie variam de intensidade de acordo com a pessoa e com o estágio que a cárie está. Por isso o mais indicado é sempre a visita regular ao dentista para conferir a saúde de dentes e gengivas e realizar qualquer tratamento o mais rápido possível, evitando o agravamento de qualquer quadro.
Os principais sintomas são:
- Dor de dente;
- Presença de furos nos dentes;
- Manchas brancas ou marrons na superfície do dente;
- Sensibilidade/dor ao comer ou beber algo frio, quente ou doce;
- Inchaço e dor na gengiva.
IMPORTANTE: nem toda cárie provocará dor, principalmente nos estágios iniciais, portanto, visite seu dentista regularmente, mesmo que não esteja sentindo dor ou desconforto.
COMO EVITAR O APARECIMENTO DE CÁRIES
Alguns hábitos vão ajudar a cuidar bem dos seus dentes e evitar cáries e outras doenças:
- Escove os dentes com a técnica correta após todas as refeições para evitar o acúmulo de resíduos de alimentos nos dentes. Caso tenha dúvidas se está escovando adequadamente, peça orientação ao seu dentista;
- Utilize pastas dentais com flúor;
- Use o fio dental diariamente, principalmente antes de dormir. O fio dental conseguirá retirar os resíduos de locais que a escova não alcança;
- Evite o consumo de alimentos e bebidas açucarados, principalmente os que grudam nos dentes. E escove os dentes após consumi-los, mesmo que seja apenas um doce no meio do dia;
- Controle o consumo de alimentos cítricos e bebidas alcóolicas, pois aumentam a acidez da boca;
- Dê preferência a alimentos ricos em fibras, que estimulam a salivação e contribuem para a diminuição da acidez da boca (cenoura, maçã, pepino, verduras em geral, etc);
- Beba bastante água! Além de ajudar a limpar a boca, promove a salivação;
- Evite doces na hora de dormir, principalmente depois de escovar os dentes. Pois é nesse horário que o fluxo de saliva diminui e você passará horas com o resíduo no dente, é um prato cheio para as bactérias.
COMO TRATAR A CÁRIE
O tratamento deve ser determinado sempre por um dentista, que vai avaliar a etapa e extensão da cárie.
Dependendo da extensão, será necessária a aplicação de anestesia local. O dentista usará brocas para remover todo o tecido destruído , limpará a região e fará o que conhecemos como obturação – preencher o espaço com uma substância que devolverá a forma dentária original.
CANAL RADICULAR
Em alguns casos, a cárie atinge um estado muito avançado e chega na polpa do dente, podendo gerar uma infecção e até formar abscessos na raiz do dente.
Nesses casos, o dentista precisa realizar o tratamento de canal radicular. Muitas pessoas têm medo de realizar um canal, porém ele é feito sob anestesia e não difere muito do tratamento de cáries mais superficiais. O ideal é que o paciente busque um dentista especialista e saiba que é comum que esse procedimento precise de mais de uma vista ao dentista até que seja concluído.
Nem toda cárie evolui até atingir a raiz do dente, em alguns casos a cárie para de evoluir sozinha e se torna uma cárie inativa. Mas apenas um profissional pode fazer a avaliação correta.